Quantas vezes já sentiste Fracasso? É Frustrante não é?
Talvez até te estejas a sentir fracassado num aspeto da tua vida ou noutro agora mesmo…
O nosso cérebro odeia a sensação de fracasso, e faz tudo – até sabotar-te – para evitar sentir isso de novo…
Aqui vamos te mostrar como podes lidar com o Fracasso de uma forma um pouco estranha…
…E se eu te dissesse que fracasso não existe?
A primeira vez que ouvi isso foi durante a minha formação em Programação Neuro-Linguística e foi uma das noções mais transformadoras da minha vida.
No processo deste nosso projeto de empreendedorismo sustentável e permacultura, fui relembrada de novo desta noção importantíssima.
Tinha estado a evitar fazer algumas coisas, publicar algumas ideias no meu blog e até impedida de progredir, porque me tinha esquecido disto e fracasso parecia ser sinónimo de “Estou a fazer mal, não sou capaz, não é possivel”.
Assim que percebi que fracasso não existe, mas antes Feedback, o medo de falhar que me sussurrava:
“É melhor não porque pode correr mal”, ou “Se fores em frente arriscas-te.”deixou de ser a âncora que me impedia de progredir, e vi-me com uma mentalidade preparada para encontrar o sucesso nos projetos que me apaixonam.
Imagina 3 Portas. Por detrás de uma delas está o “prémio” que queres – o teu sonho, objetivo, resultado pretendido, etc.
Como podes saber qual a porta certa?
- Tens 33.3% de probabilidade de escolher a porta certa à primeira.
- Estás na dúvida se aquilo que queres está atrás da porta 1, 2 ou 3, e hesitas.
Se o teu medo de falhar te controlar, se te recusares a sair da tua zona de conforto numa tentativa de evitar o fracasso, não vais querer fazer uma escolha.
O resultado?
Não saberás o que está por detrás de nenhuma das portas, e nunca conseguirás ganhar o teu prémio.
Sabes qual é a melhor forma de saber qual a porta certa? Abrindo as Portas.
E quanto mais vezes “falhares”, mais perto estarás.
- Escolher uma porta que se revela ser a incorreta não é fracasso, é feedback. Ao saberes onde não está o prémio, aumentas a cada tentativa a probabilidade de o encontrar.
- Permite-te deduzir que o teu prémio está numa das outras duas portas. Agora tens maior probabilidade de acertar na porta certa e até já sabes o que está para além de uma das portas.
- Adquiriste conhecimento que te está a pôr no caminho certo. Agora, ao tentar de novo, o teu fracasso anterior preparou-te melhor para o sucesso na segunda ronda.
- Tens agora 50% de probabilidade de acertar. E, mesmo que não seja a porta premiada, agora já nem precisas de abrir a terceira porta para saber que é lá onde está o que procuras.
Assim, Sucesso torna-se Inevitável.
“Eu não fracassei. Apenas descobri 10 000 formas de não fazer uma lâmpada”
– Thomas Edison
A verdade é que a única forma de eliminar o fracasso é negando a sua existência, e ver a experiência como sendo feedback.
São pistas que te indicam o caminho a seguir, aumentam a tua experiência e competências, e fazem-te crescer como individuo, afetando assim, de uma forma positiva, todas as áreas da tua vida.
Quando aceitares que os teus fracassos do passado apenas te preparam melhor para o sucesso, deixas de ter medo de falhar e até o aceitas de bom grado.
O único fracasso real é quanto ficas preso na tua zona de conforto, te deixas controlar pelo medo e desistes de experimentar, de tentar, de atingir o teu sonho, de ganhar o teu prémio.
Porque, se não tivessem sido esses momentos de feedback, eu não teria tomado as decisões que me levaram até onde estou hoje, a desenvolver o nosso próprio projeto de sustentabilidade e libertação pessoal e profissional, a escrever-te este artigo, a meio da manhã de um dia de semana, enquanto tomo o pequeno almoço, oiço boa música e leio um bom livro.
Estamos viver o nosso sonho porque prestamos atenção ao feedback (os nossos “fracassos”).
Já não tenho medo de tomar decisões, e ajusto as minhas decisões, ações e comportamentos em torno do meu objetivo.
O que nós consideramos fracasso é apenas feedback que nos permite corrigir a rota, nada mais.
E dúvida e medo são apenas sintomas do nosso cérebro que nos tenta sabotar.
Quem está a ganhar? A força de quereres ver o teu sonho uma realidade ou o medo do fracasso que te está a impedir de atingires a tua vida de sonho?
Cada dia que não tomas uma decisão de agir, de abrir aquela porta e espreitar, é mais uma ronda ganha pelo medo e é mais uma oportunidade que deixaste passar sem razão.